quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O QUE É CELULITE


Oi gente! Hoje vamos falar de um assunto que incomoda quase todas as mulheres, a celulite.




Nome Científico:  Hidrolipodistrofia Ginóide, Lipodistrofia Edemato: Fibroesclerótica

Inimiga número 1 das mulheres a celulite é caracterizada pelo surgimento de ondulações na pele. O aumento do tecido gorduroso que se aloja sob a pele é o responsável pela celulite dando um aspecto de casca de laranja na pele.

Mais por que as mulheres em geral sofrem deste fator?
Há algumas razões que levam a um aparecimento maior de celulite. Além da disposição genética, existe a possibilidade de a celulite estar associada aos fatores hormonais tais distúrbios, uma alimentação inapropriada, somada a uma vida sedentária.
A falta de oxigenação das células de gordura contribui para o acúmulo de gordura. Devido a uma alteração na micro circulação, há um aumento do tecido gorduroso formando nódulos e depressões subcutâneas comprimindo os vasos sanguíneos  e linfáticos impedindo uma melhor nutrição das células o que favorece o acúmulo de toxinas, que em tese devem ser eliminadas pelos vasos linfáticos, que em suma é prejudicado pelo acúmulo destas toxinas.

As áreas mais afetadas são:
Glúteos (bumbum)
Coxas
Cintura
Abdômen
Joelhos
Braços
Nuca

A celulite não é exclusividade em mulheres.
Homens que levam uma vida sedentária, entregues ao álcool, ao cigarro e a alimentos gordurosos têm grandes chances de apresentarem a celulite. Mas é importante esclarecer que os homens em geral possuem menos pré-disposição genética à manifestação de acúmulo de células de gordura.



TIPOS DE CELULITE - OS 04 GRAUS

Apesar de celulite ser um assunto só, há manifestações diferentes do grau de impacto do excesso de gordura sob a pele. É consenso entre estudiosos e profissionais do setor de que a celulite pode se apresentar em 04 graus.

Grau 1: Quando pressionada a região observa-se uma discreta deformidade na área. Neste grau não há alterações circulatórias. Há um leve acúmulo de gordura.
Grau 2: Neste estágio é possível perceber ao olhar para a região. Há um inchaço derivado do acúmulo de gordura. A celulite torna-se palpável e não é dolorosa. Neste grau já há uma alteração circulatória.
Grau 3: O aumento do volume das células gordurosas causam a alteração do tecido formando  nódulos subcutâneos visíveis na superfície da pele (casca de laranja). O endurecimento do tecido gorduroso provoca uma maior deficiência circulatória e maior acúmulo de toxinas celulares. Neste estágio ela pode ser dolorosa quando pressionada. O tratamento desta região já se torna mais complexa, podendo voltar ao grau 2.
Grau 4: Neste grau é mais comum em pessoas com diabetes e obesidade. Há um distúrbio completo nas células e tecidos, com grandes problemas de circulação na região. Apesar de grave, é possível melhorar o aspecto.


A CELULITE TEM CURA?

A principal fonte de combate, portanto é buscar uma vida cada vez mais saudável, se alimentando bem e buscando sair do sedentarismo através de práticas de esporte tais como natação, corrida, hidroginástica, academias de dança, entre outros.

A primeira coisa a ser feita é identificar os hábitos do paciente e reavaliar seus costumes, impondo regras de conduta e compromisso com a saúde.

Apesar de não ter uma cura definitiva para a celulite, uma boa educação alimentar, acompanhada de práticas de exercícios físicos e o abandono de vícios, podem reduzir significativamente os sintomas, tais como o famoso aparecimento de buraquinhos perceptível ao olhar.



TRATAMENTOS PARA CELULITE

Os tratamentos são importantes no processo de combate à celulite. Eles são fatores quem agregam melhores resultados, porém é importante a boa alimentação, práticas de exercícios, em fim, hábitos mais saudáveis. Há vários tratamentos para o combate da celulite:

Aparelhos com Corrente Elétrica

  • Este tipo de tratamento é por meio de um aparelho que possui eletrodos que são acoplados na pele. Estes eletrodos aplicam uma corrente elétrica na derme de forma terapêutica e tem como objetivo enrijecer e tonificar a musculatura.
  • As correntes elétricas são assimétricas, com baixa freqüência, baixa voltagem e pequena intensidade.
  • Além de proporcionar uma tonificação muscular, este tipo de tratamento melhora a circulação sanguínea, ajudando a remover gorduras localizadas, combatendo a celulite e fortalecendo os músculos. Tudo isto de forma passiva.
  • Este tipo de tratamento é indicado para o combate à flacidez muscular, e recomendado para a ativação do fluxo sanguíneo melhorando o sistema circulatório, conseqüentemente combatendo a celulite.
  • Pessoas hipertensas, portadores de marca passo, pessoas com patologias circulatórias, varizes, pacientes com problemas renais crônicos, com enfisemas pulmonares, epilepsia, entre alguns casos onde não se podem se submeter a correntes elétricas devem optar por outro tipo de tratamento.
  • Dentre as técnicas mais efetivas estão: A Corrente Russa e a Isometria Americana. 
  • Duração da Sessão: 30/40 minutos
  • Nº de Sessões: 10 Sessões (2 - 3 por semana)
  • Profissional: Em geral esteticistas
  • Resultado: Atenuação da celulite de graus 1 e 2 e a gordura localizada, tonificando em grau leve os músculos.
Drenagem Linfática


  • A Drenagem Linfática é uma massagem com o objetivo de ativar a circulação e o sistema linfático. Com isto o corpo humano tem mais facilidade de livrar das células as toxinas e os radicais livres. Com esta massagem é possível drenar o inchaço causado pela celulite.
  • Ela é aplicada com movimentos sob leve pressão, feita de forma suave com ritmo lento e preciso. Pode ser feita com as mãos, com auxílio de máquinas ou com eletro estimulação.
  • Fala-se bastante sobre a Drenagem Linfática. Mas você sabe o por quê deste nome?

A linfa é um líquido que está presente nos vasos linfáticos. Estes por sua vez fazem parte do sistema linfático. Este líquido é incolor e viscoso. São responsáveis pela limpeza interna do organismo. Além disto, ela é responsável por levar oxigênio, nutrientes e hormônios para o tecido, dando ao organismo a condição ideal para seu perfeito funcionamento. A massagem, portanto tem por objetivo levar estes líquidos ao local certo para depois serem eliminados pelo organismo.

Esta massagem é indolor. Alguns pacientes relatam que já sentiram dores na massagem, mas isto é algo que não deve acontecer, pois a massagem é leve e rítmica, com pouca pressão no local. A linfa percorre a superfície da pele e por ser um liquido viscoso ele tem um tráfego lento. O fisioterapeuta ou o esteticista devem estar conscientes de que este é um processo lento e que deve ser feito respeitando os limites do organismo. Massagens que deixam o paciente roxo foram feitas de forma incorreta, com excesso de força na região.
Pacientes que se submeteram ou irão submeter-se a algum tipo de cirurgia plástica é recomendável fazer sessões de massagem a fim de eliminar gorduras localizadas e diminuir o inchaço causado pelo excesso de gordura no tecido adiposo.

Pessoas com câncer, febre, infecções na pele ou insuficiência cardíaca é recomendando procurar outro tratamento para o combate à celulite.
Benefícios da Drenagem Linfática
Melhora a oxigenação
Melhora a defesa e ação antiinflamatória do organismo
Aumenta a potencialidade reparadora
Melhora a capacidade de cicatrização




Endermologia

A endermologia é realizada através de um equipamento que massageia a pele de forma profunda, atingindo a gordura localizada. Sua tecnologia à vácuo tem a capacidade de dissolver os nódulos de gordura, realizando uma drenagem linfática. Para saber mais sobre a drenagem linfática, clique aqui.

De forma resumida, a Endermologia é uma técnica que consiste em outras duas outras técnicas. As massagens: Drenagem Linfática e a Massagem por ultra-som. Sua função principal é ativar a circulação linfática. Redistribui a gordura, evitando o acúmulo em regiões específicas.

Indicada para tratamentos de combate a celulite, a Endermologia promove também o relaxamento muscular, aumenta a receptividade das células ao oxigênio estimulando a eliminação de toxinas.

Em caso de gravidez é aconselhável optar por outro tratamento para combate à celulite.

A sessão é dividida por etapas, conforme é explicado abaixo:

1 – Retirada do excesso de água (Retenção de Líquidos)
Ao pressionar a pele com o aparelho há a tonificação da pele e o acionamento da circulação.

2 – Diminuição do efeito Casca de Laranja
Os rolos do equipamento em atividade sob a pele do paciente estimulam o organismo criando um deslocamento da gordura e do líquido linfático, com o objetivo de alcançar o resultado na diminuição do efeito casca de laranja (Perceptível a partir do 2º grau da celulite)

3 – Separação da Gordura Localizada
Busca-se com a massagem pelo aparelho deslocar gorduras acumuladas, devolvendo à pele seu aspecto natural (tonacidade).

  • Duração da Sessão: 30/45 minutos
  • Nº de Sessões: 15-30 Sessões (2 - 3 por semana)
  • Profissional: Em geral esteticistas e fisioterapeutas
  • Resultado: Atenuação da celulite dissolvendo e desinchando as células. Auxilia na redução de medidas. Libera endorfina, proporcionando ao paciente uma sensação de bem-estar.

Infra-Vermelho

O infra-vermelho é um dos tratamentos indicados para o tratamento para celulite. A função desta técnica é a queima de gordura localizada. A bioestimulação da pele e do tecido muscular com infravermelho tem sido uma técnica considerada no ramo de estética. Há produtos inclusive como as bermudas que prometem emitir infravermelho.

O site tratamentoparacelulite.com.br não pode confirmar a eficiência deste produto.

Esta técnica é aplicada por uma máquina que gera calor. A irradiação com o IVL favorece a divisão celular e síntese de proteínas como o colágeno e a elastina.
Não há um consenso a respeito do Infravermelho no combate à celulite. É bem-vindo qualquer tipo de tecnologia que prometa diminuir a celulite, porém existem tecnologias mais eficazes. No caso dos raios IVL ele é mais indicado em casos de inflamação.



  • Profissional: Em geral esteticistas e fisioterapeutas
  • Resultado:  

Aumenta a Circulação Sangüínea
Proporciona maior oxigenação tecidual removendo as toxinas
Aumento sistema de defesa do organismo
Relaxamento muscular

Mesoterapia

A mesoterapia é a mais tradicional técnica para tratamento de celulite.  Por intermédio de injeções subcutâneas compostas por enzimas que dissolvem os nódulos gordurosos. Estas injeções são medicações que são combinadas a critério do profissional e de acordo com o objetivo esperado.


  • Duração da Sessão: Variável
  • Nº de Sessões: 10 (1  por semana)
  • Profissional: Em geral esteticistas e fisioterapeutas
  • Resultado: Atenuação da celulite dissolvendo e desinchando as células. Auxilia na redução de medidas. Libera endorfina, proporcionando ao paciente uma sensação de bem-estar.



10 dicas para prevenir a Celulite

Purificar o organismo
Devemos saber que a celulite não é apenas um problema estético, e sim que ela é um indicativo de que nosso organismo não está funcionando muito bem. A celulite é o resultado de uma alteração no processo de regeneração dos tecidos da pele causada pelo excesso de radicais livres no organismo provenientes, muitas vezes, da má alimentação e do excesso de toxinas que recebemos no cotidiano.  Uma forma importante para combater essas deficiências na alimentação é fazer a purificação do organismo tomando sucos naturais de vegetais, como aipo e espinafre, antes de cada refeição. Evite frutas e verduras que não estão na estação, esses alimentos possuem maior quantidade de toxinas.

Nutriente essencial
A falta do ferro em seu organismo, alem de causar anemia, favorece o surgimento de celulites. É de suma importância que alimentos ricos nesse nutriente façam parte de sua dieta diária.
Evite sal em excesso
Reduzir a ingestão de sal é um passo importantíssimo no combate contra a celulite, este mineral favorece a má circulação sanguinea e ainda atrapalha na eliminação de toxinas. Reduza também o consumo de sódio em geral, presente nos produtos embutidos e pré-cozidos. Como alternativa use temperos naturais para dar sabor aos alimentos.

Chás, uma forte aliado
Plantas medicinais e eficazes para eliminar líquidos e toxinas como a sálvia, menta, espinho branco e o chá verde são fortes aliados na luta contra a celulite.

Cuidado com o peso
Evite, porém, consumir alimentos gordurosos, pois a gordura aumenta o tamanho das células danificando ainda mais os tecidos já afetados
A celulite não é um problema exclusivo de mulheres magras ou acima do peso. Evite alimentos gordurosos pois a gordura influi na estrutura celular  danificando ainda mais os tecidos afetados pela celulite. Cuidado com as dietas, mesmo com objetivos distintos, as dietas de engorda ou de emagrecer podem acelerar o surgimento de celulites.

Tome bastante água
O consumo de pelo menos dois litros de água por dia é essencial para o combate contra a celulite, seu consumo ajuda a limpar o organizmo e o mantém hidratado. A hidratação ajuda na digestão de alimentos e circulação e muitas outras coisas.

Natural é sempre melhor
Frutas cítricas, verduras verde escuras e oleaginosas, são fontes de vitamina A, C e E e combatem os radicais livres. Prefira sempre alimentos cozidos ao vapor, integrais e crus, os alimentos fritos, com conservantes ou refinados aumentam o acumolo de toxinas e ajudam na formação de celulites.

Ajude seu Intestino
Alimentos ricos em fibras como cereais integrais, frutas e verduras, facilitam a movimentação no intestino ajudando a limpar o organismo.

Consuma potássio
Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos pelos médicos. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.

Atente para o modo de preparo
A forma com que cozinhamos nossa comida também pode ajudar. Para carnes e peixes utilize a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. Carnes magras possuem proteínas que ajudam na formação de músculos. Sempre que possível coma verguras cruas e evite fritar os ovos.
____________________________________________________

PROMOÇÃO ENCERRADA!

E agora, pra ajudar vocês no combate a essa nossa inimiga nº1, vou fazer uma mega promoção!



Corporal:10 Massagens Modeladoras com Drenagem Linfática, você trata as gordurinhas indesejáveis e a temida celulite de 250,00 por apenas 180,00!
E agora vamos à Facial: 1 Limpeza de Pele + 1 Peeling de Cristal  + 1 Peeling Amazônico
de 240,00 por 150,00  imperdível, né?


E para as seguidoras do blog, um brinde: 1 depilação de axilas!
É isso mesmo, basta seguir o blog para ganhar!

Pena que é só para Anápolis e região, mas vocês de outros lugares não fiquem tristes, aguardem, pois em breve lançarei uma promoção para todos aproveitarem.

Liguem e agendem seus horários pelo 62-33246560.

Fiquem com Deus e até breve! bj










Nenhum comentário:

Postar um comentário