sexta-feira, 12 de abril de 2013

Radicais Livres

Dicas

Conhecendo os Radicais Livres!

Dicas - Conhecendo os Radicais Livres ! - Mag estética
Muito se escuta falar sobre os radicais livres que são considerados os grandes vilões da beleza e os danos que causam na pele, vamos entender o seu papel no organismo.
Os radicais livres são produzidos fora e dentro do organismo pelo processo de reação da qual participa na combustão do oxigênio, produzidos naturalmente quando respiramos, de 2 a 5% não são totalmente prejudiciais.
Quando produzidos em quantidades moderadas, apresenta importante papel no sistema imunológico, coagulação sanguínea, cicatrização, ação bactericida, fungicida, virótica, agindo como uma barreira de defesa do organismo em processos infecciosos.
Então já sabemos que o próprio organismo fabrica essas estruturas, mas alguns fatores também auxiliam a fabricação, alimentos industrializados e as alterações do meio ambiente tais como: radiação solar, poluição e até mesmo alimentação contribuem para o processo de oxidação.
Em excesso podem danificar as células sadias do nosso corpo, por serem substâncias instáveis e muito reativas, os radicais livres atacam as células, agridem e destroem suas estruturas.
O nosso metabolismo produz inúmeras substâncias para neutralizá-los. Na pele os radicais livres geram sinais de envelhecimento precoce, como perda de brilho, sinais de desidratação, diminuição da elasticidade, formação de manchas hipercrômicas e presença de rugas, devido à acentuada destruição do colágeno, elastina e de outras importantes estruturas da pele.
Para combatê-los é importante mudar os hábitos de vida devemos evitar exposição solar, bebidas alcoólicas, cigarro. Devemos usar cosméticos com antioxidantes e claro ter uma boa alimentação rica em frutas e vegetais.

Câncer de Pele

Atenção com o Câncer de Pele

Dicas - Atenção com o Câncer de Pele - Mag estética
A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, está diretamente exposto ao ambiente externo.
O câncer de pele tem a maior incidência no Brasil, e os fatores de risco mais conhecidos são a exposição ao sol e à radiação ultravioleta.
Não podemos esquecer que o efeito do sol na pele é cumulativo, por isso contribui não só para o desenvolvimento do câncer de pele, como também para o envelhecimento cutâneo.
Podem ser de vários tipos, os mais comuns são os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide) com incidência mais alta, porém menor gravidade, e os melanomas que, apesar de menos freqüentes, são mais graves por causa do risco de metástases aumentado.
Queimaduras solares principalmente na infância e adolescência, é a causa mais comum associada ao melanoma, por isso alguns cuidados simples previnem como uso de filtro solar, evitar exposição solar das 10 às 15 horas, observar se as pintas estão alterando a assimetria, borda, cor e dimensão desta forma evitará o surgimento da doença.
Em algumas pessoas devem ficar em alerta com história familiar da doença, de pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos, que se expõem ao sol e a agentes químicos excessivamente, com muitas pintas constituem a população de maior risco, mas nada impede que pessoas de pele morena ou negra desenvolvam a doença, embora em menor proporção.
Em casos de lesões suspeitas devem procurar atendimento médico, para que a sua pele seja examinada e as providencias serem tomadas se necessário.

Climatério x Menopausa

Climatério X Menopausa

Dicas - Climatério X Menopausa - Mag estética
Muitas mulheres não conhecem a diferença do período do climatério e da menopausa, mas apenas percebem que o organismo está sinalizando que algo está acontecendo, agora vamos entender que climatério e menopausa não são sinônimos.
Climatério é uma fase da vida feminina, em que ocorre a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo, hã diminuição dos níveis hormonais produzidos pelos ovários e se inicia por volta dos 40 anos.
Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa.
A menopausa é a última menstruação da mulher, que delimita as duas fases do climatério, chamado de climatério pré- menopausa e o pós-menopausa.
Chegam à menopausa em média aos 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos, mas pode ocorrer em mulheres com menos de 40 anos é a chamada de menopausa prematura.
A falta dos hormônios sexuais femininos pode afetar vários locais do organismo e determinam sinais e sintomas conhecidos pelo nome de síndrome climatérica ou menopausal.
Por conseqüência apresentam: dificuldade de memorização, aumenta o riso de problemas cardiovasculares, osteoporose, calor intenso e transpiração, alterações emocionais constante, diminuição da libido.
O tratamento deve ser orientado por um especialista, visando amenizar os sinais e sintomas como reposição hormonal, prática de atividade física e reeducação alimentar.

Estética na Gravidez

Procedimentos Estéticos na Gravidez ! ! !

Dicas - Procedimentos Estéticos na Gravidez ! ! ! - Mag estética
As mulheres durante a gestação passam por mudanças estruturais gradativamente no corpo, é um momento único que deve ser aproveitado de uma forma saudável.
Entre as modificações mais frequentes estão às alterações hormonais que desencadeiam mudanças na pele, deficiência vascular gerando varizes e edema, alteração na curvatura lombar para compensar o aumento de peso gerando desequilíbrio, queda dos cabelos, unhas fraca, deficiência de cálcio pode lesionar os dentes e causar sangramento na gengiva.
Os procedimentos estéticos visam à prevenção, melhoram a qualidade de vida e bem estar para a futura mamãe. Mas não podemos esquecer que no primeiro trimestre da gravidez, é um período delicado do desenvolvimento embrionário e os tratamentos estéticos só podem ser feitos mediante a autorização do obstetra.
É de extrema importância uso de filtro solar, as alterações hormonais da gestação propiciam o aparecimento de manchas escuras chamadas melasmas, são em forma de asa de borboleta, localizadas principalmente na face.
A massagem mais indicada neste momento sobre orientação médica é a drenagem linfática manual que possui grandes benefícios como a eliminação de toxinas, diminuição da retenção de líquidos, cansaço e ajuda na recuperação pós-parto. E para a prevenção do aparecimento das estrias o uso de hidratante é necessário.
Durante a massagem e na hora de dormir a gestante deve permanecer deitada de barriga para cima ou quando estiver de lado deve ficar para o lado esquerdo, porque o ato de deitar do lado direito leva a uma compressão da artéria uterina e isso acarreta uma diminuição de oxigenio podendo reduzir os batimentos cardíacos do feto.
Não são recomendados tratamentos durante a gestação e amamentação com o uso de cosméticos que contenham ácidos e ativos vasodilatadores, os aparelhos de eletroterapia que emitem correntes também são contra-indicados, pois geram desconforto para o feto.
No pós-parto e quando finalizar o período de amamentação os tratamentos convencionais geralmente são liberados.

Ter ou não ter Barba?

Barba, ter ou não ter? Eis a questão...

O uso da barba aparente - isto é, não barbeada - remonta os tempos bíblicos. Segundo o Velho Testamento o homem não deveria raspar nenhum pêlo do corpo. Alguns indivíduos religiosos fazem isso até hoje.
Contudo, religião ou modismo à parte, a barba ainda é vista como um sinal de respeito na maioria das civilizações ou até de caráter revolucionário - os barbudos de Cuba, por exemplo.
Vale destacar que como adorno masculino, a barba denota a passagem da adolescência para a vida adulta. Mas, afinal, o que é e para que serve a barba?
Os folículos - onde nascem os pêlos - começam a surgir ainda no feto, na região do queixo, e isso já dá a dimensão da importância desses pêlos para o homem. Quando o menino torna-se adolescente, os seus hormônios estimulam o aparecimento de pêlos. É claro que o fator genético-hereditário, somado ao racial, tem muita relação com a qualidade de barba que o indivíduo vai ter.
Isso acontece por volta dos 22 anos e irá durar até a senilidade, quando há uma rarefação de todos os pêlos do corpo, inclusive os da face.Mas, o que o Homem deve fazer para se livrar dos pêlos? Sabemos que cortá-lo sempre foi uma tarefa diária da maioria dos homens que não querem usar a barba, hábito já incorporado à sua rotina de higiene.
De acordo com recente pesquisa feita em empresas que contratam pessoas, demonstrou-se que um indivíduo perde pontos na hora de procurar emprego.
Qual o melhor método para barbear-se? Fazer uso de lâminas, aparelhos elétricos, navalha ou depilação?
Conforme estudos feitos, o melhor método - ou menos ruim - é aquele em que se utiliza lâmina flutuante, porque não machuca tanto a pele adjacente aos pêlos e, portanto, não resseca tanto a pele do rosto. Quanto a escanhoar - cortar o pêlo no sentido contrário ao que ele nasce - não é considerado uma boa conduta pois, além de retirar mais pele, faz com que o óstio, pelo qual o pêlo sai, fique obstruído, causando inflamação - foliculite.
Para pessoas que apresentam esse tipo de problema aconselha-se usar sempre um creme especial para manter os óstios desobstruídos. Uma alternativa que está sendo bastante procurada pelos homens atualmente é a depilação a laser.
Aqueles que querem uma pele bem desenhada, ou não querem sofrer com pêlos encravados, têm tido bastante sucesso com essa técnica, que consiste na aplicação do laser na área que não se quer mais pêlo - isso pode ser feito em qualquer lugar do corpo.
Outro dado interessante sobre esse assunto, apontado por pesquisa recente, demonstra que 65% dos homens usam algum produto pós-barba, quer seja para higienizar ou para perfumar a área do rosto.
É importante lembrar que a pele do rosto do homem é diferente da pele do rosto da mulher - que sofre mais com a influência hormonal, tem mais glândulas sebáceas, mais fibras elásticas e poros mais abertos - embora também deva receber cuidados especiais de hidratação e manutenção.
Depilação Masculina
Quando o ser humano deixou as árvores para se tornar um “macaco nu”, a perda dos pêlos do corpo foi vista como um critério de evolução da espécie, pois deixávamos de pertencer àquele grupo de macacos não evoluídos para nos tornarmos uma espécie altamente desenvolvida. É paradoxal que um anexo tão importante, no caso o pêlo, tenha na sua perda um caráter evolutivo.
Com o passar do século, o uso de barba e cabelos compridos também foi abolido e hoje o padrão de beleza e higiene masculina é o de indivíduos sem pêlos. Temos observado que tem crescido o número de homens que querem se livrar dos pêlos que não mais desejam. Em primeiro lugar, estão aqueles indivíduos que têm as costas peludas.
A maioria deles quer, pelo menos, diminuir a quantidade de pêlo que carrega. Depois vêm aqueles que não querem mais ter o trabalho de fazer a barba ou querem um desenho mais bonito e arrumado em sua face. A seguir, vem aqueles que querem diminuir os pêlos da nuca e do tórax.
A maioria destes homens, até então, não procuravam métodos tradicionais de depilação - cera quente ou fria, roll-on e outros, por considerarem essas técnicas femininas e/ou dolorosas.
Com o advento dos diversos tipos de lasers criados para depilação aumentou o número de homens que têm procurado essa técnica com sucesso.
Advertimos que o importante, nesses casos, é que a pessoa interessada procure uma clínica onde um especialista poderá orientar sobre qual é o melhor laser para cada caso e, em apenas algumas sessões - 8 em média - acabar definitivamente com os pêlos.

Sobrancelhas



Natcha Quiroz

As Sobrancelhas

As sobrancelhas merecem uma atenção muito especial, pois marcam e ressaltam a beleza dos olhos e do rosto. São capazes de modificar o semblante e a aparência de uma pessoa. Por esse motivo é preciso o uso de técnica e cera apropriadas.
Falhas cometidas podem comprometer não somente a beleza, mas danificar a pálpebra, provocando uma velhice prematura, com flacidez precoce das pálpebras.

Pálpebra Superior

As pálpebras representam uma terceira parte do nosso rosto, e sua pele está composta por uma espessura muito fina. Tem escasso tecido conectivo e uma rede muscular muito frágil, composta somente por seis músculos, com uma irrigação e inervação específica e um tecido graxo sub-muscular. É por isso que nessa parte do rosto as linhas destacam-se muito rapidamente. Se a isto somarmos técnicas de depilação inadequadas, produtos abrasivos, ou ainda, fatores externos e internos, tais como o clima, o uso do tabaco, a ingestão de bebidas alcoólicas e de refrigerantes, o stress e a falta de sono, tudo isso contribuirá para que aconteça uma caída da pálpebra (distonia palpebral) prematura, que aumenta em proporções maiores à medida que passam os anos.

O novo conceito da depilação

A palavra “depilaçãoo” é um termo genérico muito utilizado no campo da estética para descrever a extração do cabelo (pêlo). Sem dúvida, é preciso esclarecer que o termo correto a utilizar é “epilação”, que significa retirar o pêlo desde a raiz, o que se consegue com o uso de ceras ou tratamentos mais sofisticados, como laser e eletrólise, com os quais se obtém um resultado mais prolongado ou definitivo.
Como selecionar o tipo de cera
Um dos métodos mais utilizados para a epilação de sobrancelhas é a cera quente. Este método é totalmente inadequado para a epilação pelos perigos que seu uso pode causar nesta área tão delicada. Ex.: o aumento de temperatura, que é a causadora da flacidez muscular, assim como a transmissão de doenças contagiosas, devido à questionada reciclagem de cera, que é proibida pela vigilância sanitária.
A cera adequada para a sobrancelha é a cera fria. Muitos acreditam que essa cera não funciona, porém a realidade é que não funciona se não for de boa qualidade, devido à fabricação. Esta é a cera que mais benefício traz à pele, pelo fato de não aumentar a temperatura da área a ser tratada, não ativando o sistema micro circulatório, evitando problemas vasculares e a flacidez da pele. É totalmente higiênica, já que se usa e depois se descarta. Não necessita de aquecedores elétricos, pois é ativada com a temperatura do próprio corpo (termoativa). É de fácil uso.
Cera Termoativa
Esta cera é feita à base de resina de pinheiro (colofônia), parafina e cera de abelhas. É ativada com a temperatura do próprio corpo.
Este produto inovador para epilação de sobrancelhas existe no mercado europeu há mais de 30 anos, é utilizado também nos Estados Unidos pelos maquiadores e esteticista em clínicas de beleza, SPAs e centros de estética.
O produto vem em tiras de celofane duplo, impregnadas com uma fina camada de cera. Acompanham o kit moldes de sobrancelhas pré-cortadas. Seu uso é extremamente fácil e prático, pois ao cortar a banda com a forma desejada (seja utilizando ao moldes do kit ou com desenho próprio), obtém-se dois formatos exatamente iguais (um para cada pálpebra), pelo fato de vir numa banda dupla. Dessa forma, estamos seguros de obter uma epilação simétrica e perfeita.
Com este maravilhoso método, você esteticista ou profissional de estética poderá dar aos seus clientes um serviço totalmente especializado, buscando um serviço totalmente de acordo com o formato do rosto e dos olhos, valorizando a fisionomia, realçando a cor e o tamanho dos olhos. Não importa a grossura de suas sobrancelhas, o resultado sempre será excepcional, impressionante.
Hoje nos encontramos em um novo século e, sem dúvida, continuamos usando técnicas de 30 anos atrás. Às vezes não levamos em consideração que o mundo da estética tem evoluído de um jeito vertiginoso nestes últimos 5 anos, trazendo como resultado técnicas avançadas e excelente qualidade de produtos. Tudo isso nos dá a oportunidade de escolher o melhor mercado, proporcionando assim bem-estar e excelentes serviços aos nossos clientes.

1- Utilizar o molde para verificar que arco iremos trabalhar.

2- Pegar o mesmo molde com cera termoativa.
3- Limpar toda a sobrancelha com talco líquido. O talco líquido é composto por álcool (para limpar e desinfetar), talco (para proteger a pele, pois cria uma capa muito fina entre a cera e a pele) e mentol (para relaxar e refrescar ,proporcionando menos dor).

4- Imaginar uma reta que passa pela "asa do nariz" até a sobrancelha. Fazer a marcação que indica onde deve iniciar a sobrancelha.

5- Imaginar uma reta que passa onde termina a íris (parte colorida do olho). Fazer a marcação do arco.

6- Imaginar uma reta que vai do canto do nariz até o canto do olho. Fazer a marcação que indica onde deve acabar a sobrancelha.

7- Imaginar uma reta que vai da ponta do nariz, passando pela pupila (bolinha preta que fica no meio do olho). Fazer a marcação do arco.

8- As marcações servem de guia para a depilação.

9- Pegar o molde com cera termoativa
e recortar.

10- Molde recortado.

11- Pentear a sobrancelha para baixo.

12- Com uma tesoura sem ponta, cortar os pêlos da sobrancelha.

13- Separar o molde.

14- Colocar a banda já recortada na parte inferior da sobrancelha, bem perto da borda dos pêlos que serão retirados. Colocar sobre os pêlos, sem medo de deixar falhas, pois com a cera termoativa somente se retira onde se aplica a banda, não se espalha o produto.
15- Retirar a banda de maneira enérgica e segura, de fora para dentro (no sentido oposto ao crescimento do pêlo), segurando ao mesmo tempo
(com a mão oposta) a parte superior da sobrancelha.
16- Fazer o mesmo com a parte de cima da sobrancelha, utilizando a outra parte do molde.
17- Limpar os resíduos de cera. Usar sempre um óleo vegetal, pois o mineral (ex. óleo Johnson) pode causar problemas como irritação, manchas, etc.

18- Retirar o excesso de oleosidade com papel absorvente.

19- Retocar com pinça.

20- Hidratar a área, aplicando uma ligeira massagem ascendente com gel de Hammamelis e vitamina P, produtos anticépticos e reparadores que devolvem à pele sua elasticidade e frescor.

21- Colocar o molde sobre a sobrancelha.
22- Aplicar sombra em pó semi-permanente sobre a sobrancelha. Utilizar o tom mais parecido com a sobrancelha.

23- A sobrancelha esquerda da cliente está com a sombra semi-permanente e a direita não. Veja a diferença.

Dúvidas sobre a depilação

DUVIDAS MAIS COMUNS

1 - Existe uma idade pré determinada para iniciar a depilação?
R: Não, porém nossa experiência nos permite recomendar que se inicie na adolescência evitando assim o uso de laminas, que prejudicam a estrutura dos pêlos, engrossando-os.
2 - A depilação causa dores?
R: Independente do tipo de depilação escolhida, ela e um ato doloroso e que deixa a pele sensível, pois extrai o pêlo pela raiz.
3 - A depilação causa varicosas ou flacidez?
R: Com a nossa experiência e a afirmação de alguns médicos, podemos dizer que não. Aconselhamos consultar um especialista.
4 - Pêlo encravado? Por que isso ocorre?
R: Pêlo encravado é todo aquele que não consegue ultrapassa a pele e isto ocorre por vários motivos, tais como:
• Pele ressecada;
• Distúrbios hormonais;
• Excesso de queratina na pele;
• Agressão continua da roupa sobre á pele.
5 - O que fazer para evitar pêlos encravados?
R: Deve-se utilizar, com freqüência, no mínimo três vezes por semana, o Creme peeling corporal e manter a pele sempre hidratada.
6 - É normal ocorrer coceiras nas pernas alguns dias após a depilação?
R: A coceira ocorre exatamente quando os pêlos estão começando a Ultrapassar a pele (em torno de 10 dias após a depilação) o que ocorre com maior intensidade quando a pele encontra-se desidratada.
Evite coçar, pois provocara feridas. Utilize o Creme Peeling, para retirar as células mortas e liberar a passagem dos pêlos e manter a pela hidratada
7 - É normal haver sangramento durante a depilação?
R: Sim. Se os pêlos estiverem muito grossos durante a extração podem surgir gotinhas de sangue no local que foi removido o pêlo.
8 - É normal a pele apresentar-se vermelha após a depilação?
R: A vermelhidão é normal surgir, principalmente quando a pele é sensível. Esse processo é natural depois de algumas horas a pele volta ao normal.
Recomenda-se usar sempre o gel corporal ou creme azuleno.

Depilação

REGRAS BÁSICAS PARA UMA BOA DEPILAÇÃO

1 - Higiene absoluta;
2 - Trabalhar com ficha de Anamnese;
3 - Realizar testes cutâneos;
4 - Antes de iniciar a depilação deve-se higienizar a pele com loção adstringente, a fim de remover soluções oleosas e impurezas para não atrapalhar aderência do depilatório;
5 - Orientar a cliente que o sol deve ser tomado com cautela, recomendando intervalos de 48 horas antes da depilação e 72 horas depois;
6 - Em todos os tipos de cera escolhida e para qualquer tipo de depilação, a pele devera ser segurada com firmeza para evitar hematomas;
7 - Nunca usar cera na pálpebra, pois sendo uma região de desemboque ocular poderá ocasionar flacidez e descolamento de retina;
8 - Cuidados com depilação em gestantes. Hoje o ministério da saúde não recomenda a depilação em gestantes. Caso haja a necessidade fazer somente com autorização medica;
9 - Observar a temperatura da cera quente varia de 40°C á 45°C de acordo com a sensibilidade da pele. Se esta estiver muito quente pode vir á manchar a pele das axilas, virilhas e buço.
10 - No caso de cirurgia deve-se observar o prazo de seis meses, período para que haja cicatrização interno do corte, principalmente se a cicatriz encontra-se no local a ser depilado.
ATENÇÃO:
• Se a cliente estiver realizando o tratamento á base de ácido, jamais devera realizar a depilação;
• Tratamentos a base de ácidos e quaisquer tipo de depilação são incompatíveis podendo causar graves danos a pele.

Pele de Diabéticos

CUIDADOS COM A PELE DE DIABÉTICOS


Os pacientes diabéticos não são os únicos com problemas cutâneos. Basta lembrar que em qualquer farmácia ou supermercado há uma grande variedade de emolientes, cremes, adstringentes e pomadas.
Isso é uma prova de que os cremes para lesões de pele são artigos muito consumidos e os problemas de pele são uma preocupação da população em geral. Porém, ter diabetes parece aumentar o risco de problemas de pele.
De acordo com a American Diabetes Association (Sociedade Norte-Americana de Diabetes), cerca de 1/3 dos pacientes diabéticos terá algum problema na pele em determinado momento. E a pele dos membros inferiores é mais vulnerável a esse tipo de problema. Este artigo discutirá alguns tipos de doenças de pele.
Como a diabetes afeta a pele
A pele tem uma estrutura complexa e delicada. E os diabéticos, principalmente, precisam estar informados sobre as doenças de pele.
Os altos níveis de açúcar no sangue podem ressecar e danificar a pele
A concha externa do corpo, chamada epiderme, é composta por uma camada superior de células cutâneas mortas. Mas isso não é um problema, pois a pele descama diariamente. Felizmente, o corpo substitui rapidamente essas células por outras novas, pois as células da camada inferior da epiderme se dividem.
Algumas células da epiderme produzem melanina, pigmento que dá cor à pele. Por baixo da epiderme está a derme. Essa camada que não pode ser vista é equipada com itens vitais que mantêm a pele saudável e que executam diversas funções.
No departamento de saúde e beleza, há folículos capilares e glândulas sebáceas, que produzem o óleo chamado sebo, que hidrata a pele. A derme também contém terminações nervosas que detectam dor, pressão e administram o sentido do tato.
Também sentem a temperatura, avisando o cérebro quando está na hora de colocar um casaco ou uma bermuda. Além disso, a derme abriga as glândulas sudoríparas, que ajudam a regular a temperatura do corpo produzindo a perspiração para o resfriamento.
Os vasos sanguíneos se contraem para conservar o calor do corpo quando você está com frio e também executam suas funções de costume, como nutrir toda a pele e suas diversas estruturas. A terceira e mais interna camada da pele é chamada de tecido subcutâneo.
Composta principalmente por gordura, ela fornece isolamento e protege os ossos e órgãos de traumas como batidas e pancadas. Os níveis elevados de açúcar no sangue podem ressecar uma pele macia de diversas maneiras.
A glicose elevada resulta na glicação das proteínas, o que danifica os nervos e os vasos sanguíneos necessários para manter a pele saudável. Porém, a defesa do corpo contra os níveis elevados de açúcar no sangue pode causar danos paralelos à epiderme. Os dois principais problemas são pele seca e infecções cutâneas.
Esses são problemas comuns que podem afetar qualquer pessoa, seja ela diabética ou não. Porém, pessoas diabéticas são muito mais propensas a desenvolver essas doenças cutâneas.
Importante:
Essas informações principalmente ao realizarmos uma limpeza de pele, onde além da exposição a ativos que podem danificar a pele pouco elástica do diabético,pode interferir no processo de cicatrização.
Ha algum tempo, uma esteticista me procurou relatando ter tido problemas ao efetuar extrações na pele de uma senhora diabética, que , pasmem, não alertou-a sobre a doença e ela, por falta de informação, não pesquisou através de ficha avaliativa.
Resultado: uma ulceração de pele e um processo judicial...
Portanto, cuidado, o profissional tem o dever de saber o mínimo sobre seu cliente, para que ambos estejam seguros:cliente e esteticista.