Esta técnica foi criada pelo fisioterapeuta francês, Gill Amsallem, e apresentada por este, pela primeira vez no Brasil, no 14º Congresso Internacional de Estética em agosto de 2006 no Rio de Janeiro. virando moda na estética, com grande sucesso nas clínicas de estética e Spas.
A Bambu-terapia, também conhecida como massagem das sensações, utiliza bambus de várias medidas em comprimentos e diâmetros, que se adequam a cada parte do corpo.
Os ´nós´ são lixados, o que permite facilidade de manuseio e deslizamento dos bambus (com a ajuda do óleo de amêndoas), proporcionando nenhum risco à pele; a textura do bambu é muito macia, e suas fibras são antibacterianas e leves.
Entre suas principais aplicações de relaxamento e bem estar destacam-se: tratamento de alterações circulatórias, de celulite e remodelagem da silhueta, massagens energéticas e anti-estresse, além de dores musculares.
É possível também realizar um lifting do rosto usando as varetas mais finas.
Os Bambus escorregam, rolam, giram nos relevos musculares, modelando o corpo, e promovendo um bem estar integral. Uma outra vantagem: o profissional não se cansa tanto, pois coloca o peso do bambu no corpo O Bambu deve estar liso e preparado para sua aplicação na pele do cliente. Deve ser realizada a assepsia do mesmo a cada massagem.
Também pode ser utilizado para melhorar a postura. Para os fisioterapeutas, uma outra alternativa para os exercícios com o cliente.
A massagem com bambu segue o raciocínio da drenagem linfática, ou seja, em direção aos gânglios linfáticos, no caso que seu objetivo seja o de drenar.
Para modelar, segue as mesmas manobras da massagem modeladora com amassamento, rolamento, fricção ... só que feitas com o bambu no sentido das fibras musculares ...
Se quiser com objetivo de relaxamento, pode associar os pontos da acupuntura e shiatsu, fazendo pressão com a ponta do bambu nos pontos que deseja trabalhar, além do rolamento, amassamento pra diminuir a tensão muscular...(não se deve cobrir as extremidades do bambu, pois segundo dizem, deixar aberto para a troca de energia).
É uma massagem muito completa e bastante eficiente.
Para efeito drenante, a técnica é associada a óleos quentes ou cremes redutores.
Através de manobras realizadas com o bambu, de diferentes tamanhos, que variam de acordo com a parte do corpo, a massagem relaxa, reduz tensão e desperta a energia, deixando a pele flexível e promovendo uma drenagem linfática. As manobras são repetidas de 5 a 6 vezes.
OBJETIVOS DA MASSAGEM COM BAMBU
Essa técnica de massagem é originária da França. Ela é feita com Bambus de diferentes tamanhos e agem como um prolongamento dos dedos (com isso alcança maior extensão das regiões do corpo).
- relaxa ou desperta a energia;
- promove a drenagem linfática;
- tonifica e modela os tecidos;
- promove melhor modelagem, relaxando as tensões musculares.
INDICAÇÕES
- melhora a oxigenação e nutrição;
- promove aquecimento, vasodilatação;
- limpeza cutânea, renovação celular e desintoxicação;
- drenagem venosa, circulação arterial, liberar aderência;
- renovação do manto hidrolipídico;
- estimulo à diurese, sudorese;
- libera aderências;
- estimula a tonificação muscular e melhora a permeabilidade dos ativos cosméticos.
Utiliza óleos calmantes, os que usam normalmente nos tratamentos estéticos.
Tem as mesmas contra indicações de quaisquer outras massagens.
CONTRA -INDICAÇÕES
- Neoplasia (Câncer);
- Infecções Agudas;
- Trombose;
- Insuficiência Cardíaca;
- Estados Febris;
- Alterações na Pele (tumores e feridas);
- Problemas Renais;
- Diabetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário