quarta-feira, 3 de abril de 2013

Especialmente para as futuras mamães!


Tratamento estético para gestante


Objetivos:

• Tratar a pele, prevenindo estrias
• Eliminar edemas.e toxinas
• Prevenir varizes
• Tratamento facial,também para acne.

Para iniciar o tratamento temos que levar em conta alguns cuidados. O tratamento deverá ser realizado a partir do 4° mês de gestação. A gestante deverá estar em acompanhamento médico ( pré natal) Estes critérios deverão ser respeitados pelo profissional.
A gestante poderá desenvolver pré-eclampsia a partir da 20° semana de gestação e trazer sérios riscos para ela e para o bebe. A pré-eclampsia se caracteriza pela elevação da pressão arterial e passa a eliminar proteína na urina.
Além da pressão arterial, há sinais de edema (inchaço) nas pernas que poderá atingir o corpo todo, os vasos sanguíneos da mãe se contraem diminuindo o suprimento de sangue e oxigênio ao feto, (pois aparecem incisuras na placenta) a placenta, aos rins, ao fígado, aos olhos, ao cérebro e a outros órgãos da mulher.
Para deixarmos mais claro o que é pré-eclampsia; a pressão arterial em condições normais em um adulto não pode ultrapassar a 140 (sistólica) e 9 (diastólica) mmHG, na gestante este valor já é considerado pré-eclampsia.
Existem dois tipos de pré-eclampsia.
A considerada leve onde a gestante não apresenta nenhum sintoma,ou um leve inchaço nas mãos e pés, com valor de PA maior que 9 na diastólica. Vale lembrar que nem todo o inchaço indique pré-eclampsia.
A grave,onde apresenta dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor abdominal, falta de ar, alterações visuais, sangramento vaginal, presença de sangue na urina e dor pélvica, com valor da PA maior que 11 na diastólica.
É por esta razão que sempre tomamos todo cuidado ao tratar uma gestante. Após esta avaliação, inicia-se o tratamento:
• Acomodar a gestante de forma que ela se sinta confortável e sempre com a cabeça mais alta.
• Iniciar com drenagem nos membros inferiores, se a gestante já estiver usando meia compressiva assim que terminar a drenagem calçar as meias, se não, utilizar faixas (ataduras)
Obs: a gestante deverá estar o tempo todo em decúbito dorsal.
Devemos calçar sempre a região lombar para compensar a lordose,em seguida drenamos os braços com atenção para as mãos que incham muito, por último uma massagem suave no abdome com produtos que dão elasticidade à pele para evitar estrias, os produtos utilizados em gestante não deverão ser de penetração profunda, isto é nada de fármacos.
Para a pele da face:
• Aplica-se também a drenagem, ou massagem suave, pode-se aplicar máscara cujos princípios ativos não tenham penetração profunda, mesmo critério do corpo.
Caso a gestante esteja desenvolvendo acne, pode acontecer, afinal esta passando por um processo hormonal e normalmente se dá na região submandibular.
Nesse caso devemos usar produtos: calmantes, cicatrizantes, jamais usar produtos hiperemiantes, pois poderá queimar a pele da gestante.
Este tratamento deverá ser aplicado uma vez por semana com estes cuidados evitaremos os edemas acentuados, o aparecimento de vasinhos, (microvarizes) e a sensação de peso nas pernas.
No caso da face também.


Um trabalho gratificante!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário