quarta-feira, 24 de abril de 2013



Vivemos momentos que envelhecer não assusta. Os recursos cosméticos, dermatológicos e cirúrgicos fazem que os sinais que nos incomodam fiquem ameaçados ou desapareçam, dependendo do método escolhido para o tratamento.
Independente do procedimento adotado é inquestionável que os cuidados diários, embora com a tecnologia empregada nas formulações cosméticas abreviam o ritual diário, simplificando os procedimentos e não por isso não menos eficiente.
Sem duvida existem infinidades de produtos que prometem milagres fazendo desaparecer os inestetismos num passe de mágica.
Claro que existem cosméticos que embora não sejam milagrosos, contêm na formulação, princípios ativos que preenchem os requisitos para um excelente efeito.
Recordaremos o básico da anatomia da pele.
EPIDERME Captação e retenção de água
ESTRATO CORNEO Ordenamento dos corneocitos (hidratação)
DERMIS Fibroblastos
Colágeno
Elastina e microfribrilas (retração)
Proteoglicanos e GAG
Glicoproteinas
ASPECTO da PELE ENVELHECIDA
Atrofia da Derme
Linhas, pregas e rugas.
CAUSAS Cronológicas
Genéticos
Exposição solar indevida
Poluição
Hormônios
Fatores mecânicos
A saúde da pele depende fundamentalmente da capacidade de reter água. Por isso as células do extrato córneo devem estar devidamente ordenadas para favorecer a permeabilidade da mesma.
Claro que se a isso somamos as mudanças profundas da derme diminuendo os fibroblastos, a divisão celular lenta e a qualidade e a quantidade de proteínas fornecidas, a matriz extracelular é bem menor.
Em razão disso há um afinamento da epiderme, a derme, com redução visível da elasticidade.
Esta situação gera o desenvolvimento de cosméticos que não somente estão direcionados a regenerar, revitalizar, normalizar, mas podem modificar certas atividades da pele, modificando seu aspecto.
Acido hialurónico: Componente normal do espaço intersticial funciona como uma esponja dérmica. Pertence ao grupo das macromoléculas pela grande capacidade de reter água e se associado a outro polímero o efeito hidratante tisular é muito bom.
Na involução cutânea comprova-se que a ausência ou a degradação significativa do ácido
Hialuronico provoca o aceleramento da flacidez cutânea. Por isso é condição sine quanon
para o uso do mesmo para conservar a umidade e luminosidade da pele.
ACIDO DESOXIRRIBONUCLEICO (ADN)
Para combater a ação dos radicais livres as células contam com enzimas reparadoras
(de ação limitada). Elas têm o inconveniente de requerer meios específicos para condicionar sua ação, por isso são altamente instáveis e difíceis de incluir num produto de uso tópico!
O grande aporte aos cosméticos foi através de polímeros vegetais extraídos do gérmen de trigo, mediante um protocolo que mantém intacta sua estrutura nativa de alta polimerização.
O uso deste ADN vegetal tópico funciona como um anti-oxidante anti-radical livre e
Anti-poluição.
Este ADN tem a capacidade extraordinária de captar ate 10.000 vezes seu peso em água, o que lhe confere um poder higroscópico extraordinário.
VIT C (acido ascórbico).
A síntese do colágeno intradermico é um dos maiores desafios da química cosmética.
Sabemos que o colágeno em peles eudermicas contém altos níveis de aminoácidos cujo mecanismo é de neutralizar o estres oxidativo, seja por sol, fumo etc.
Se somarmos estes princípios ativos num só produto, estaremos fazendo na somente a prevenção como a recuperação e manutenção de uma pele saudável, nossa meta por excelência e de nossas clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário