sábado, 23 de julho de 2011

Ao redor dos olhos




Como cuidar da área ao redor dos olhos
Há quem não se incomode. Mas a maioria das mulheres - e homens - trava guerras com o espelho assim que as primeiras marcas de expressão começam a se instalar ao redor dos olhos. Rugas, linhas e bolsas palpebrais não pedem licença e contra esses hospedeiros nada bem-vindos, não faltam recursos. A lista de paliativos existentes no mercado já é capaz de melhorar a imagem e a auto-estima de muita gente. Mas se a indústria promete milagres, especialistas garantem que tudo é uma questão de começar cedo.

O dermatologista Abdiel Figueira Lima, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro (SBD-RJ), diz que a prevenção deve começar por volta dos 25 anos. Dormir oito horas por dia, usar um bom óculos escuros e não abrir mão do filtro solar são algumas formas de adiar as indesejáveis ruguinhas.

A região ao redor dos olhos apresenta uma pele extremamente fina e sensível, devido à grande quantidade de vasos. Além disso, a função motora dos olhos e o movimento dos músculos diante da luminosidade fazem com que a região seja a primeira a denunciar o passar dos anos. Entre as alternativas disponíveis para adiar as rugas, o ácido retinóico, na opinião do especialista, é um dos produtos mais indicados.

Já a dermatologista Beatriz França da Mata recomenda cremes à base de vitaminas A, C e E, cujas funções são, respectivamente, estimular a renovação celular, combater os radicais livres e revigorar a pele. Podem ser utilizados como prevenção, a partir dos 35 anos, e também para atenuar as rugas. Beatriz ressalta que, uma vez que elas estejam instaladas, o mais recomendado são aplicações de botox. Produtos como Dmae, que dão firmeza à pele, apenas suavizam as marcas.

Outro problema comum, as olheiras também podem ser atenuadas. A primeira alternativa são os produtos à base de vitamina E. A novidade nesta área são os cosméticos que, além de disfarçar as olheiras, ainda ajudam a tratá-las. Existem bases com filtro-solar e com vitamina E específicas para essa região. "São produtos estéticos que desempenham uma função dermatológica", explica Beatriz. O tratamento com laser também é eficaz porque estimula a produção de colágeno, suavizando a pigmentação.

Para quem prefere soluções caseiras, o presidente da SBD-RJ diz que o soro caseiro gelado é uma grande arma contra aquele aspecto de noite mal dormida, porque a temperatura fria reduz a circulação sangüínea na região. Basta fazer uma compressa com algodão e colocar nos olhos durante 15 minutos, todas as noites.

A mesma regra vale para a maquiagem, que deve ser retirada por completo antes de dormir. Existem demaquilantes específicos para essa região e, quase sempre os fabricantes têm o cuidado de utilizar componentes que não causam alergias. "No entanto, alguns produtos para retirar a maquiagem deixam resíduos na pele e podem entupir os poros", alerta Beatriz. No quesito limpeza, a dupla água e sabão neutro permanece imbatível.


* Por Andrea Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário