sábado, 23 de julho de 2011

Cuidados com o rosto



A face é uma zona do corpo sobre a qual os indivíduos concentram grande parte das suas preocupações estéticas.

A espessura da pele naquele local é mais fina e apresenta uma maior capacidade de absorção para qualquer produto que seja ali aplicado.

A enorme concentração de glândulas sebáceas e a sua atividade são fundamentais na definição do tipo de pele: oleosa, seca ou mista. Daí parte-se para os cuidados.

Há 10 anos, não era assim, mas hoje tanto homens como mulheres procuram com freqüência os produtos cosméticos. Os números continuam a pender maioritariamente para o sexo feminino (75% da procura), mas o marido ou o namorado já começa a acumular mais produtos na casa de banho.

O chamado «T facial» (zona que compreende os sobrolhos e que se prolonga até ao queixo) é a área mais oleosa, em que o problema mais comum é o da dermite seborréica: pele inflamada e em constante descamação.



«Aquele quadro clínico depende de diversas condições ambientais que interagem na predisposição individual, geneticamente determinada», diz o Dr. José Campos Lopes, presidente do Grupo Português de Dermatologia Estética e Cosmética.

Depois há ainda outras patologias registadas freqüentemente. Nos mais jovens a acne é, sem dúvida, a maior dor de cabeça. Mas existe também o eczema, que se divide em dois grandes grupos: o eczema atópico e aquele que tem origem em causa externas, como é o exemplo da alergia ao níquel, que pode afetar, as orelhas e as pálpebras.

«O eczema pode dever-se a alergia aos cosméticos, sendo incriminados os conservantes, fragrâncias ou mesmo princípios ativos», defende o nosso entrevistado.

Entre os 40 e os 50 anos, é freqüente a procura do médico por outras razões: manchas de pele, sinais e, em última análise, patologias tumorais que podem eventualmente surgir.

Por isso, na área da cosmética existem soluções para atenuar ou mesmo debelar estes problemas. Nos casos focados, olhemos primeiro para a acne. Um dos efeitos negativos dos tratamentos para esta patologia é o de secar a pele.

Desta forma, José Campos Lopes aconselha a que «de manhã é indispensável hidratar a pele, mas com cremes sem gordura, o que inclui também a maquilagem a usar no dia-a-dia». Esta medida estende-se aos protetores solares utilizados no Verão.

Por outro lado, os produtos de lavagem são importantes na acne, porque têm exatamente o efeito de eliminar as gorduras que subsistem na pele, aliando a esse fato uma ação «desinfetante».

«Anulam a agressão das bactérias que contribuem para a acne», salienta o dermatologista.
Igualmente, o uso de shampoos e cremes seboreguladores hidratantes diminui a produção de sebo, o agente que provoca a inflamação da pele.

No eczema, o melhor é optar peles chamados cremes «neutros», que constituem um complemento ao tratamento médico. A descamação é melhorada pela hidratação da zona atingida, até por uma questão de conforto.

O conceito de cosmética tem sofrido algumas alterações ao longo do tempo. Atualmente a ação destes produtos é mais diversificada e complexa e já ultrapassa o efeito na camada superficial da pele.

Há uma expressão que define esta nova geração de cosméticos: os especialistas preferem chamar-lhes cosmacêuticos.

Nas palavras de José Campos Lopes, um cosmacêutico «está num plano intermédio, aproximando-se mais de um medicamento. É um produto cosmético, mas que já tem algo de farmacêutico, isto é, um ou mais princípios ativos, com objetivos terapêuticos determinados».

A especificidade do cosmacêutico assenta nas suas propriedades: contém substâncias ativas que funcionam a um nível mais profundo, para além da superfície da pele, demonstrando capacidades como a regeneração de células, a supressão de manchas cutâneas, permitindo adiar o envelhecimento. Mas é preciso ter em atenção que existe, como em tudo na vida, o reverso da medalha, como explica o nosso interlocutor:

«Se os produtos cosméticos se tornaram mais agressivos, no sentido de mexerem com outros fatores que não somente a camada superficial da pele é preciso que as pessoas tenham consciência de que também estes produtos são potencialmente mais perigosos.»

Este médico salienta ainda a subjetividade patente nos produtos que dizem ser hipoalergênicos: «Essa é uma falsa questão, até porque as alergias variam de indivíduo para indivíduo. É impossível provar se um determinado produto vai ou não provocar alergia numa pessoa. O que os fabricantes procuram é utilizar substâncias que estatisticamente terão menos probabilidade de ser alergisantes.

Contra o envelhecimento

Os produtos existentes podem enquadrar-se essencialmente em 3 grupos:
  ·  Derivados da vitamina A· Vitamina C· Ácidos de frutos
Estas substâncias permitem a regeneração de células, o chamado peeling (remoção de células mortas), oferece ainda colágeno que redimensiona a textura da pele, sendo importante o fornecimento de fibras elásticas.

A importância da proteção solar




Este é um fator que faz parte da luta contra o envelhecimento, bem como do cancro da pele. Muitos produtos de uso diário já incluem na sua composição substâncias de proteção ao efeito dos raios ultravioleta.

Os protetores solares aparecem tanto isoladamente, como em leites, cremes, ou mesmo em maquiagem.

O fator de proteção a utilizar varia consoante o fenótipo do indivíduo, sendo que as peles mais claras e com abundância de sinais devem usar fatores mais altos.

  Lembre-se o cosmético que foi bom para sua amiga nem sempre será bom para você, pois sua pele pode ter necessidade de outros princípios ativos. Portanto procure um profissional para fazer a indicação.
  Me coloco à disposição pelo Fone: 62 33246560.

Nenhum comentário:

Postar um comentário