sábado, 23 de julho de 2011

Seios e cirurgia plástica



Muitas mulheres ficam em dúvida se devem amamentar ou não os seus bebês. Elas temem que a produção do leite deforme os seios. A amamentação oferece muitos benefícios à criança e à mãe, por isso não deve ser simplesmente descartada. Na verdade, as mudanças na forma e estrutura das mamas ocorrem durante a gravidez, enquanto o corpo se prepara para conceber um novo ser humano. Assim, a glândula mamária se desenvolve para produzir leite, o que força a pele a se esticar. Depois que o bebê nasce, mesmo que a mulher não amamente, essas células vão murchar e como um saco vazio, os seios tenderão a se tornar flácidos.

A cirurgia plástica é um ótimo recurso para devolver aos seios um aspecto natural e as próteses de silicone podem deixá-los com um contorno rejuvenescido.


Tipo de cirurgia: para eliminar a flacidez, o procedimento indicado é a mastopexia, cirurgia que corrige a perda de elasticidade da pele das mamas, associada ou não ao implante de uma prótese de silicone para aumentar o volume (mamoplastia de aumento).

Em casos mais raros, uma mastoplastia de redução resolve o problema de aumento das mamas após a amamentação.

Anestesia: geral ou local com sedação, dependendo de avaliação médica.

Cicatriz: para retirar o excesso de pele, o cirurgião pode fazer um corte em T invertido (da auréola até o sulco inferior, seguido de outro na horizontal) ou apenas um corte vertical no pólo inferior da mama. Na colocação de uma prótese, a incisão pode ser aureolar (em mulheres que possuem a aréola do seio grande), na axila ou no sulco inframamário (uma linha horizontal entre o seio e o tórax).

Posição do implante: pode ser colocado atrás do músculo peitoral, o que reduz a possibilidade de contratura capsular, não dificulta exames de mamografia, porém causa mais desconforto no pós-operatório. Outra possibilidade é a colocação do silicone entre o músculo e a glândula mamária.


Duração da cirurgia: de 1h a 3h, com alta no mesmo dia.

Pós-operatório: para assegurar bons resultados, é importante seguir rigorosamente a orientação de seu médico, como não dirigir por 30 dias e não fazer exercícios com os braços, por até três meses. Os pontos são retirados até o oitavo dia após a operação e os curativos são trocados diariamente pela própria paciente, sem qualquer dificuldade, a partir do terceiro dia. E no caso de uma nova gravidez, a amamentação não será prejudicada porque a prótese é colocada sob a glândula mamária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário