sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ter ou não ter Barba?

Barba, ter ou não ter? Eis a questão...

O uso da barba aparente - isto é, não barbeada - remonta os tempos bíblicos. Segundo o Velho Testamento o homem não deveria raspar nenhum pêlo do corpo. Alguns indivíduos religiosos fazem isso até hoje.
Contudo, religião ou modismo à parte, a barba ainda é vista como um sinal de respeito na maioria das civilizações ou até de caráter revolucionário - os barbudos de Cuba, por exemplo.
Vale destacar que como adorno masculino, a barba denota a passagem da adolescência para a vida adulta. Mas, afinal, o que é e para que serve a barba?
Os folículos - onde nascem os pêlos - começam a surgir ainda no feto, na região do queixo, e isso já dá a dimensão da importância desses pêlos para o homem. Quando o menino torna-se adolescente, os seus hormônios estimulam o aparecimento de pêlos. É claro que o fator genético-hereditário, somado ao racial, tem muita relação com a qualidade de barba que o indivíduo vai ter.
Isso acontece por volta dos 22 anos e irá durar até a senilidade, quando há uma rarefação de todos os pêlos do corpo, inclusive os da face.Mas, o que o Homem deve fazer para se livrar dos pêlos? Sabemos que cortá-lo sempre foi uma tarefa diária da maioria dos homens que não querem usar a barba, hábito já incorporado à sua rotina de higiene.
De acordo com recente pesquisa feita em empresas que contratam pessoas, demonstrou-se que um indivíduo perde pontos na hora de procurar emprego.
Qual o melhor método para barbear-se? Fazer uso de lâminas, aparelhos elétricos, navalha ou depilação?
Conforme estudos feitos, o melhor método - ou menos ruim - é aquele em que se utiliza lâmina flutuante, porque não machuca tanto a pele adjacente aos pêlos e, portanto, não resseca tanto a pele do rosto. Quanto a escanhoar - cortar o pêlo no sentido contrário ao que ele nasce - não é considerado uma boa conduta pois, além de retirar mais pele, faz com que o óstio, pelo qual o pêlo sai, fique obstruído, causando inflamação - foliculite.
Para pessoas que apresentam esse tipo de problema aconselha-se usar sempre um creme especial para manter os óstios desobstruídos. Uma alternativa que está sendo bastante procurada pelos homens atualmente é a depilação a laser.
Aqueles que querem uma pele bem desenhada, ou não querem sofrer com pêlos encravados, têm tido bastante sucesso com essa técnica, que consiste na aplicação do laser na área que não se quer mais pêlo - isso pode ser feito em qualquer lugar do corpo.
Outro dado interessante sobre esse assunto, apontado por pesquisa recente, demonstra que 65% dos homens usam algum produto pós-barba, quer seja para higienizar ou para perfumar a área do rosto.
É importante lembrar que a pele do rosto do homem é diferente da pele do rosto da mulher - que sofre mais com a influência hormonal, tem mais glândulas sebáceas, mais fibras elásticas e poros mais abertos - embora também deva receber cuidados especiais de hidratação e manutenção.
Depilação Masculina
Quando o ser humano deixou as árvores para se tornar um “macaco nu”, a perda dos pêlos do corpo foi vista como um critério de evolução da espécie, pois deixávamos de pertencer àquele grupo de macacos não evoluídos para nos tornarmos uma espécie altamente desenvolvida. É paradoxal que um anexo tão importante, no caso o pêlo, tenha na sua perda um caráter evolutivo.
Com o passar do século, o uso de barba e cabelos compridos também foi abolido e hoje o padrão de beleza e higiene masculina é o de indivíduos sem pêlos. Temos observado que tem crescido o número de homens que querem se livrar dos pêlos que não mais desejam. Em primeiro lugar, estão aqueles indivíduos que têm as costas peludas.
A maioria deles quer, pelo menos, diminuir a quantidade de pêlo que carrega. Depois vêm aqueles que não querem mais ter o trabalho de fazer a barba ou querem um desenho mais bonito e arrumado em sua face. A seguir, vem aqueles que querem diminuir os pêlos da nuca e do tórax.
A maioria destes homens, até então, não procuravam métodos tradicionais de depilação - cera quente ou fria, roll-on e outros, por considerarem essas técnicas femininas e/ou dolorosas.
Com o advento dos diversos tipos de lasers criados para depilação aumentou o número de homens que têm procurado essa técnica com sucesso.
Advertimos que o importante, nesses casos, é que a pessoa interessada procure uma clínica onde um especialista poderá orientar sobre qual é o melhor laser para cada caso e, em apenas algumas sessões - 8 em média - acabar definitivamente com os pêlos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário