sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sobrancelhas



Natcha Quiroz

As Sobrancelhas

As sobrancelhas merecem uma atenção muito especial, pois marcam e ressaltam a beleza dos olhos e do rosto. São capazes de modificar o semblante e a aparência de uma pessoa. Por esse motivo é preciso o uso de técnica e cera apropriadas.
Falhas cometidas podem comprometer não somente a beleza, mas danificar a pálpebra, provocando uma velhice prematura, com flacidez precoce das pálpebras.

Pálpebra Superior

As pálpebras representam uma terceira parte do nosso rosto, e sua pele está composta por uma espessura muito fina. Tem escasso tecido conectivo e uma rede muscular muito frágil, composta somente por seis músculos, com uma irrigação e inervação específica e um tecido graxo sub-muscular. É por isso que nessa parte do rosto as linhas destacam-se muito rapidamente. Se a isto somarmos técnicas de depilação inadequadas, produtos abrasivos, ou ainda, fatores externos e internos, tais como o clima, o uso do tabaco, a ingestão de bebidas alcoólicas e de refrigerantes, o stress e a falta de sono, tudo isso contribuirá para que aconteça uma caída da pálpebra (distonia palpebral) prematura, que aumenta em proporções maiores à medida que passam os anos.

O novo conceito da depilação

A palavra “depilaçãoo” é um termo genérico muito utilizado no campo da estética para descrever a extração do cabelo (pêlo). Sem dúvida, é preciso esclarecer que o termo correto a utilizar é “epilação”, que significa retirar o pêlo desde a raiz, o que se consegue com o uso de ceras ou tratamentos mais sofisticados, como laser e eletrólise, com os quais se obtém um resultado mais prolongado ou definitivo.
Como selecionar o tipo de cera
Um dos métodos mais utilizados para a epilação de sobrancelhas é a cera quente. Este método é totalmente inadequado para a epilação pelos perigos que seu uso pode causar nesta área tão delicada. Ex.: o aumento de temperatura, que é a causadora da flacidez muscular, assim como a transmissão de doenças contagiosas, devido à questionada reciclagem de cera, que é proibida pela vigilância sanitária.
A cera adequada para a sobrancelha é a cera fria. Muitos acreditam que essa cera não funciona, porém a realidade é que não funciona se não for de boa qualidade, devido à fabricação. Esta é a cera que mais benefício traz à pele, pelo fato de não aumentar a temperatura da área a ser tratada, não ativando o sistema micro circulatório, evitando problemas vasculares e a flacidez da pele. É totalmente higiênica, já que se usa e depois se descarta. Não necessita de aquecedores elétricos, pois é ativada com a temperatura do próprio corpo (termoativa). É de fácil uso.
Cera Termoativa
Esta cera é feita à base de resina de pinheiro (colofônia), parafina e cera de abelhas. É ativada com a temperatura do próprio corpo.
Este produto inovador para epilação de sobrancelhas existe no mercado europeu há mais de 30 anos, é utilizado também nos Estados Unidos pelos maquiadores e esteticista em clínicas de beleza, SPAs e centros de estética.
O produto vem em tiras de celofane duplo, impregnadas com uma fina camada de cera. Acompanham o kit moldes de sobrancelhas pré-cortadas. Seu uso é extremamente fácil e prático, pois ao cortar a banda com a forma desejada (seja utilizando ao moldes do kit ou com desenho próprio), obtém-se dois formatos exatamente iguais (um para cada pálpebra), pelo fato de vir numa banda dupla. Dessa forma, estamos seguros de obter uma epilação simétrica e perfeita.
Com este maravilhoso método, você esteticista ou profissional de estética poderá dar aos seus clientes um serviço totalmente especializado, buscando um serviço totalmente de acordo com o formato do rosto e dos olhos, valorizando a fisionomia, realçando a cor e o tamanho dos olhos. Não importa a grossura de suas sobrancelhas, o resultado sempre será excepcional, impressionante.
Hoje nos encontramos em um novo século e, sem dúvida, continuamos usando técnicas de 30 anos atrás. Às vezes não levamos em consideração que o mundo da estética tem evoluído de um jeito vertiginoso nestes últimos 5 anos, trazendo como resultado técnicas avançadas e excelente qualidade de produtos. Tudo isso nos dá a oportunidade de escolher o melhor mercado, proporcionando assim bem-estar e excelentes serviços aos nossos clientes.

1- Utilizar o molde para verificar que arco iremos trabalhar.

2- Pegar o mesmo molde com cera termoativa.
3- Limpar toda a sobrancelha com talco líquido. O talco líquido é composto por álcool (para limpar e desinfetar), talco (para proteger a pele, pois cria uma capa muito fina entre a cera e a pele) e mentol (para relaxar e refrescar ,proporcionando menos dor).

4- Imaginar uma reta que passa pela "asa do nariz" até a sobrancelha. Fazer a marcação que indica onde deve iniciar a sobrancelha.

5- Imaginar uma reta que passa onde termina a íris (parte colorida do olho). Fazer a marcação do arco.

6- Imaginar uma reta que vai do canto do nariz até o canto do olho. Fazer a marcação que indica onde deve acabar a sobrancelha.

7- Imaginar uma reta que vai da ponta do nariz, passando pela pupila (bolinha preta que fica no meio do olho). Fazer a marcação do arco.

8- As marcações servem de guia para a depilação.

9- Pegar o molde com cera termoativa
e recortar.

10- Molde recortado.

11- Pentear a sobrancelha para baixo.

12- Com uma tesoura sem ponta, cortar os pêlos da sobrancelha.

13- Separar o molde.

14- Colocar a banda já recortada na parte inferior da sobrancelha, bem perto da borda dos pêlos que serão retirados. Colocar sobre os pêlos, sem medo de deixar falhas, pois com a cera termoativa somente se retira onde se aplica a banda, não se espalha o produto.
15- Retirar a banda de maneira enérgica e segura, de fora para dentro (no sentido oposto ao crescimento do pêlo), segurando ao mesmo tempo
(com a mão oposta) a parte superior da sobrancelha.
16- Fazer o mesmo com a parte de cima da sobrancelha, utilizando a outra parte do molde.
17- Limpar os resíduos de cera. Usar sempre um óleo vegetal, pois o mineral (ex. óleo Johnson) pode causar problemas como irritação, manchas, etc.

18- Retirar o excesso de oleosidade com papel absorvente.

19- Retocar com pinça.

20- Hidratar a área, aplicando uma ligeira massagem ascendente com gel de Hammamelis e vitamina P, produtos anticépticos e reparadores que devolvem à pele sua elasticidade e frescor.

21- Colocar o molde sobre a sobrancelha.
22- Aplicar sombra em pó semi-permanente sobre a sobrancelha. Utilizar o tom mais parecido com a sobrancelha.

23- A sobrancelha esquerda da cliente está com a sombra semi-permanente e a direita não. Veja a diferença.

Um comentário: